O uso da internet em sala de aula | Adoção Escolar

O uso da internet em sala de aula

O uso dessa ferramenta tem seus benefícios e malefícios. O lado positivo é a possibilidade de ter contato com diversos materiais e fontes de dados diferentes, fazendo com que os alunos produzam mais conhecimento e estabeleçam relação de comunicaçãtecnologia_educacaoo com outras pessoas. Já o lado negativo, e muitas vezes ignorado, é a overdose de conteúdo que dificulta a separação do que é mais relevante para se aprofundar em algum assunto ou discussão. Sem contar na total comodidade trazida pelo uso da internet em pesquisas, já que antigamente os trabalhos eram feitos com Enciclopédias.

Usar a internet em sala de aula requer muita responsabilidade por parte do professor, além de ser preciso ficar atento para a origem legítima do conteúdo e a citação da fonte. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), os tipos de recursos mais utilizados são imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%), vídeos (74%) e jogos (42%).

Também é necessário dar ênfase que não só professores, mas igualmente os alunos precisam ter noção de ética, do que pode ou não ser acessado naquele ambiente de ensino, tendo discernimento de que tudo que se faz na internet pode recair contra si próprio

Camila Correia, 14 anos, Salvador-BA

Texto publicado originalmente no site Desabafo Social.



CONTATO

Utilize um de nossos canais de comunicação para tirar suas dúvidas ou se tornar um apoiador.


(71) 3328-3783 // 3784



lideranca@ceap.org.br



facebook.com/ceap.tecnologia



twitter.com/ceap_ong