Visita às cidades históricas de St. Amaro, Cachoeira e São Félix | Adoção Escolar

Visita às cidades históricas de St. Amaro, Cachoeira e São Félix

Como parte da agenda do Projeto Adoção Escolar, estão os passeios culturais que envolvem desde visitas a feiras, até mesmo a novas cidades. No último dia 01/07, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os municípios de Cachoeira, São Felix e Santo Amaro, que fazem parte da região conhecida como Recôncavo Baiano.

Cachoeira foi cenário de conquistas históricas nos séculos 18 e 19, não é preciso recorrer a livros e retratos antigos para saber: basta percorrer as ruas da cidade. Palco de batalhas importantes — como a de 25 de junho de 1823, que é considerada a primeira vitória do país na Guerra da Independência —, o lugar respira história em todos os cantos.

Quanto a São Felix, a arquitetura da cidade é o seu ponto marcante. Segue o estilo barroco, colonial, com prédios datados dos séculos XVII, XVIII e XIX, emoldurada por uma linda paisagem: o rio Paraguaçu, o vale onde se encrava a Cidade e sua zona rural, com regiões montanhosas e belos vales compõem o cartão postal da cidade.

Já Santo Amaro, como nunca ter ouvido falar? Sim, é a terra onde nasceram os clássicos da música popular brasileira, o Caetano Veloso, Maria Bethânia, a mãe dos mesmos a Dona Canô, e grades outros nomes da cultura nacional.
Abaixo você pode conferir os entusiasmados depoimentos de alguns dos jovens, onde eles narram a satisfação de terem conhecido importantes locais que fazem parte da história do povo baiano e brasileiro.

Íris Lopes

 

“O passeio às cidades históricas vem ao encontro dos objetivos de projeto de proporcionar momentos socioculturais como possibilidade de ampliar a visão de mundo, conhecer novas realidades e apropriação do conhecimento pela experiência.

Os meninos e pais avaliaram extremamente positiva a viagem registando a importância cultural e histórica das cidades, encantamento pela beleza arquitetônica, monumentos históricos e culturais, como a Fabrica de Charutos Dannemann, sendo para alguns sua primeira viagem”

Maria Auxiliadora Melo – Orientadora do AE

 

“A viagem para Cachoeira foi muito importante para nosso aprendizado, pois nos deu a oportunidade de conhecer melhor a cultura, a religião entre outras coisas do local.

A empresa de turismo nos recebeu muito bem e facilitou o nosso entendimento da historia cidade com suas explicações

Fomos a cinco igrejas, cada uma tinha uma história mais interessante que a outra.

Em minha opinião esse foi um dos melhores passeios do CEAP até hoje.”

Luana Camurugi

 

“No dia 01 de julho, fizemos uma visita á cidade de Cachoeira. Um passeio no qual pensei que iria ser chato, por conta do lugar ser antigo e distante, mas após chegar lá e apreciar a beleza da paisagem e da cultura daquele local mudei totalmente minha opinião. Foi um passeio maravilhoso! Que além de proporcionar um conhecimento histórico, foi também uma forma de lazer!”

Mariana Damasceno

 

“Pra mim a ida a Cachoeira foi de grande valor cultural, pois visitamos vários lugares importantes da cidade e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história dela, como por exemplo: Nós conhecemos algumas casas coloniais, conhecemos o maior painel de azulejos da América latina, o convento do Carmo e vários outros lugares. Enfim eu amei o passeio e aprendi muito com ele, por isso eu gostaria de quê lá na frente outros iguais se repetissem.”

Caroline Santos

 

 



CONTATO

Utilize um de nossos canais de comunicação para tirar suas dúvidas ou se tornar um apoiador.


(71) 3328-3783 // 3784



lideranca@ceap.org.br



facebook.com/ceap.tecnologia



twitter.com/ceap_ong